Dricorpus

1 Cerca de arame farpado ou liso: quando escolher cada um?

Categorias

Posts recentes

1 Cerca de arame farpado ou liso: quando escolher cada um?

Cerca de arame farpado

Para qualquer que seja a finalidade, um bom cercamento precisa de um arame de boa qualidade. Mas o ideal seria arame farpado ou liso? Qual o mais indicado para cada caso?

Na verdade, existem vantagens ou aplicações melhores para cada fio, dependendo do tipo de cerca. Assim, é preciso levar alguns cuidados em consideração antes de escolher o arame para a sua propriedade.

Quais as diferenças entre cerca de arame farpado e liso?

Os arames para cercamento têm algumas características que os tornam mais adequados a uma ou a outra função. Além disso, o tipo de terreno onde serão utilizados também deve ser levado em conta na hora de definir qual o mais indicado.

A cerca de arame farpado
O arame farpado é produzido a partir de dois fios galvanizados torcidos entre si e de duas maneiras : alternado e continuo.

Essas torções conferem maior resistência ao produto, assim como um estiramento mais firme, exigindo menor esforço para manter os fios esticados durante os trabalhos de construção da cerca.

Entre os fios torcidos ou sobre eles, são inseridas as farpas a cada 12,5 cm. Essas farpas constituem a principal característica e dão nome a esse tipo de arame.

Na verdade, elas são formadas por dois pequenos pedaços de arame enrolados sobre os fios, mas deixando livres as suas pontas cortadas em bisel para uma maior agressividade no contato. Por esse motivo, os arames farpados, de modo geral, apresentam 4 pontas em cada conjunto de farpa.

Finalmente, sua capacidade de se manter esticado faz com que seja ideal para os terrenos de topografia irregular, pois pode sair do alinhamento para qualquer lado com facilidade.

Contudo, os postes intermediários precisam ficar mais próximos uns dos outros, o que exige mais material e, por consequência, torna a construção mais cara, dependendo do tamanho da cerca.

Arame liso

O arame liso tem esse nome por ser constituído por peça única, lisa, sem torção nem farpas como o arame farpado. Sua galvanização tipo BEZINAL (liga metálica de zinco e alumínio) confere uma maior durabilidade, mesmo em condições ambientais mais agressivas, como nas regiões litorâneas.

O arame liso é mais indicado para áreas planas ou com declividades menores, sem irregularidades muito acentuadas na topografia.

Também é recomendado para o cercamento de divisas, mas principalmente para a contenção de grandes animais, em razão de sua maior resistência ao rompimento.

Qualquer dúvida fale conosco através da nossa página de contato ou pelo nosso WhatsApp.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?